Modinhas & Seguidillas

Iberian songs in times of revolution

Ouça em streaming
OU

Sinopse

Este projecto consiste num conjunto cuidadosamente seleccionado de belas canções de salão portuguesas e espanholas compostas entre a passagem do séc. XVIII para o século XIX em Portugal e Espanha (entre a Revolução Francesa e a Revolução Liberal Portuguesa), interpretadas por Bruno Ribeiro (à viola) e Ana Barros (voz soprano), com um foco em modinhas de vários autores portugueses (por ex. José Francisco Leal e Caldas Barbosa, entre outros) e as seguidilhas (boleros) do catalão Fernando Sor. Bruno Ribeiro toca com uma cópia de uma viola de 1825 de Louis Panormo, executada por Orlando Trindade, construtor especializado em instrumentos históricos.

Estas canções são excelentes exemplos da música de salão que se fazia em Portugal e Espanha entre o final do séc. XVIII e primeira metade do séc. XIX e era apreciada tanto pelas classes burguesa como a aristocrática, e em que se encontram muitas características idiossincráticas destas regiões europeias (nomeadamente o caldo cultural decorrente das viagens atlânticas no caso português) e se consideram como seminais no posterior desenvolvimento dos principais géneros de música popular urbana portuguesa e espanhola, como o fado e o flamenco.

SAIBA MAIS
brunoribeiro-27.jpg

Bios

e outras informações

Os músicos que integram este projecto já se apresentaram anteriormente em duo num projecto de música contemporânea sobre a história de Inês de Castro, produzido pela Cooperativa Árvore (Porto), que se materializou em vários concertos no Norte do país e foi editado em livro +cd pela editora Letras & Coisas, em colaboraçãoo com o pintor José Emídio.

 

Este álbum foi idealizado, produzido e interpretado por Bruno Ribeiro, com a colaboração de Ana Barros, e gravado nos estúdios Primetime - Miraflores - com captações e misturas de Henrique Macide.

 

Para mais informação, contactos promocionais ou pedidos de entrevista, por favor contactar Bruno Ribeiro | +351 916306767 | info@brunor.net

 

O projecto “Modinhas & Seguidillas” foi financiado pela Direcção Geral das Artes – Ministério da Cultura da República Portuguesa.

brunoribeiro-28.jpg
verso2.jpg

Ficha técnica

Canções ibéricas a tempo (...?)

Bruno Ribeiro com Ana Barros

.:: www.brunor.net/modseg ::.

Editora: Acordencanto | Produções Do Norte, com o apoio da Primetime Records

Formatos: CD, download, streaming

Lançamento e apresentações:

4 de Junho de 2022, 16h30 :: Museu José Malhoa - Caldas da Rainha

9 de Junho de 2022, 18h :: Museu Nacional da Música - Lisboa

11 de Junho de 2022, 16h30 :: Cooperativa Árvore - Porto

brunoribeiro-110.jpg

 Bruno Ribeiro | https://linktr.ee/bruno.r | #brunoribeiro_guitar

Ana Barros | www.anabarros.com | #anadebarros_soprano